Filiado à

.

Sindicato dos Empregados em Empresas de
Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia

Sinds

Newsletter

Nome
E-mail

Data alerta para a importância de um ambiente seguro de trabalho

27/07/2016 - 28 de julho de 2016 às 17:07:11 - Geral
Data alerta para a importância de um ambiente seguro de trabalho

 

Nesta quarta-feira (27), é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho - um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no exercício da profissão. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores. A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

 

O Ministério do Trabalho desenvolve políticas públicas e ações de inspeção e fiscalização para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro para os brasileiros. Essas políticas têm como objetivo incentivar o investimento em saúde e segurança no trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

 

De janeiro a junho de 2016, o Ministério do Trabalho realizou 29.243 inspeções em segurança e saúde no trabalho, sendo que a constatação de riscos graves e iminentes à integridade física dos trabalhadores motivou a realização de 656 embargos e 1107 interdições.

 

Neste período, a Norma Regulamentadora mais fiscalizada foi a NR-18, que trata da indústria da construção civil. No setor, foram mais de 49 mil itens inspecionados em cerca de sete mil estabelecimentos.

 

Ainda no primeiro semestre de 2016, foram realizadas 631 análises de acidente de trabalho, com o objetivo de identificar as causas dessas ocorrências e providenciar medidas preventivas eficazes. Das 768 pessoas envolvidas nesses acidentes, 711 vítimas eram homens.

 

Além das irrecuperáveis perdas de vidas, estes acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho. A data busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

 

Assessoria de Imprensa
Ministério do Trabalho