Julho Amarelo - Previna-se!

21/07/2016 - 21 de julho de 2016 às 18:35:34 - Geral
Julho Amarelo - Previna-se!

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção porque as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado.

As hepatites virais continuam sendo um grave problema de saúde pública, destacando o vírus da Hepatite B, que é 100 vezes mais infectante que o HIV (Aids) e frequentemente está associado a complicações como a cirrose hepática e o carcinoma hepatocelular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B no mundo, 2 bilhões que já tiveram contato com o vírus e 1 milhão de mortes por ano. No Brasil, aproximadamente 2 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus, anualmente. Na Bahia, apesar das subnotificações, foram registrados 28.856 casos suspeitos de hepatites virais entre 2007 e junho de 2016, sendo confirmados 4.312 casos de Hepatite A, 4.843 de Hepatite B e 4.972 de Hepatite C, com ocorrência de 886 óbitos por hepatites no período.

A vacina contra hepatite B está disponível para a população desde o primeiro dia do nascimento da criança, sem limite de faixa etária nas unidades públicas de saúde. Apesar disso, a Bahia tem registrado uma significativa heterogeneidade na cobertura vacinal por faixa etária e distribuição geográfica, o que pode facilitar a circulação do vírus em áreas com baixa cobertura. Ressalta-se que as faixas etárias acima de 20 anos registram coberturas vacinais menores que 57% e, à medida que aumenta a faixa etária, esses índices seguem decrescendo. Torna-se então fundamental buscar a homogeneidade da cobertura vacinal no estado, como medida de prevenção e controle da doença.

hepatite