Filiado à

.

Sindicato dos Empregados em Empresas de
Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia

Sinds

Newsletter

Nome
E-mail

Conferência Princípios do Sindicalismo

30/12/2015 - 30 de dezembro de 2015 às 14:08:46 - Geral
Conferência Princípios do Sindicalismo

No dia 26/12, às 9 horas, no auditório do SINDPEC, foi realizada uma Conferência com o objetivo de discutir os Princípios do Sindicalismo, tendo como conferencista o ex-diretor da entidade, o Engenheiro Agrônomo, Paulo Roberto Soares de Assis. O evento contou com a participação de Dirigentes Sindicais e trabalhadores da base.

Assis, fez um breve relato histórico do movimento sindical da revolução industrial, até os dias atuais. Relatou que antes os trabalhadores sempre eram explorados de forma desumana, trabalhando do nascer do sol, até à exaustão. Citou que as primeiras lutas foram para acabar com essa jornada e conquistaram o turno de 12 horas. E foram muitas lutas e mortes, até alcançar as atuais 8 horas.

Com a evolução do trabalho industrial, e os lucros sendo apropriados pelo patronato os trabalhadores perceberam que além de lutar por diminuição da carga horária de trabalho também é importante reivindicar outros direitos, a exemplo, das questões sociais e previdenciárias. No Brasil, o movimento sindical começou a se fortalecer a partir do início do século 20, com a crise agrícola e inicio da industrialização nacional.

Em sua conclusão, o Conferencista alertou que embora as reivindicações e as conquistas sejam importantes devemos ir além, é importante a construção da sociedade socialista.

O Conselheiro do SINDPEC, Ricardo Brasil, fez uma explanação sobre uma nova reforma previdenciária, que será mandada pelo governo, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2016.  Foi ressaltado que recentemente foi realizado alterações na legislação previdenciária, que culminou com a criação da fórmula 85/95, assim desdobrada a soma da contribuição para o INSS somado com a idade. Sendo 30 anos de contribuição para a mulher e 35 para o homem.

Na palestra foi feita uma previsão de que a nova fórmula será de 95/105, respectivamente, para mulheres e homens, na mesma sequencia da fórmula anterior, que era o projeto do Ministro da Previdência anterior. Foram feitas várias intervenções, com perguntas prontamente respondidas pelo palestrante.

A trabalhadora da Constat, Sabrina Araújo, ex-representante de base sindical, ressaltou a importância das duas palestras e fez apelo aos presentes de maior participação dos trabalhadores nas atividades sindicais. Destacou que os trabalhadores que mais cobram do sindicato são os que menos colaboram.