Filiado à

.

Sindicato dos Empregados em Empresas de
Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia

Sinds

Newsletter

Nome
E-mail

Manifesto de repúdio ao preconceito para com o povo nordestino

13/10/2014 - 13 de outubro de 2014 às 17:03:54 - Geral
Manifesto de repúdio ao preconceito para com o povo nordestino

 

 

 

O povo nordestino é digno de admiração e respeito. Seu trabalho, sua cultura, sua luta diária contra todas as adversidades, sua fé em um futuro melhor, engrandecem enormemente o Brasil

 

 

Escrito por:

 

Nós, presidentes da Central Única dos Trabalhadores nos Estados do Nordeste repudiamos veementemente as manifestações preconceituosas repercutidas nas redes sociais após a apuração da eleição presidencial em primeiro turno que associaram os votos do povo nordestino à candidata do PT Dilma Rousseff com "burrice" e com "pobreza".
 
Rejeitamos também a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao afirmar que o PT está assentado no voto dos menos informados e que estes são os mais pobres. Lembramos que essa não foi a primeira vez que esse senhor desqualifica grupos da população brasileira. Todos lembramos da ocasião em que ele chamou os aposentados de vagabundos.
 
Em um momento histórico da luta pela superação dos preconceitos, sejam de credo, cor, gênero ou quaisquer outras, é lamentável que se acentue o preconceito por uma região mediante manifestações expressas sem qualquer constrangimento e ratificadas por alguém que já presidiu o país. Essa posição de FHC somente reafirma o descaso com que a população nordestina foi tratada durante os oito anos em que o PSDB governou o Brasil.
 
O povo nordestino é digno de admiração e respeito. Seu trabalho, sua cultura, sua luta diária contra todas as adversidades, sua fé em um futuro melhor, engrandecem enormemente o Brasil.
 
Quando o PT assumiu a Presidência da República, a população do Nordeste passou a andar de cabeça erguida porque começou a ser tratada como cidadã, como detentora de possibilidade de acesso às políticas públicas e aos direitos reservados anteriormente àqueles considerados "de primeira classe".
 
É realmente uma lástima que em um momento importante do exercício da democracia, direito garantido a todas e todos independentemente de onde moram, venham à tona preconceitos asquerosos, capitaneados pelo mentor intelectual do candidato Aécio Neves. Esse tipo de manifestação é típica de pessoas que não conseguem esconder suas atitudes discriminatórias e que não engoliram até então o fato de Lula, um nordestino pobre, ter assumido a Presidência da República, cargo até então reservado às classes dominantes.
 
Quem não respeita o povo nordestino não é digno de ocupar qualquer cargo público, especialmente aquele que exige entendimento de que a verdadeira riqueza de nosso país está nas diferenças.
 
Reiteramos que somos TODOS brasileiros e que somente a união da população poderá continuar a construção de um país mais justo, com oportunidades iguais para o povo do Brasil, independente da região em que vive.
 
Somos agradecidos à contribuição magnífica com que a população nordestina presenteia o Brasil.
 
Abaixo o preconceito! Viva o povo brasileiro! Viva a população nordestina!
 
Por mais mudança e mais futuro, Dilma Presidenta!
 
Subscrevemo-nos:
 
Amélia Fernandes – Presidenta CUT AL
Cedro Costa e Silva – Presidente CUT BA
Joana D'arc Barbosa Almeida – Presidenta CUT CE
Maria Adriana Oliveira – Presidenta CUT MA
Paulo Marcelo de Lima – Presidente CUT PB
José Carlos Veras Santos – CUT PE
Paulo Bezerra – Presidente CUT PI
José Rodrigues Sobrinho – Presidente CUT RN
Rubens Marques de Sousa – Presidente CUT SE